Granito ganha espaço no piso dos supermercados
O granito está ganhando protagonismo no piso dos supermercados, tanto pela beleza da rocha vulcânica quando polida, quanto pela durabilidade que proporciona aos estabelecimentos. A mudança no revestimento do chão é influenciada pelas boas perspectivas de recuperação da economia nacional, o que tem feito com que as grandes redes troquem a granilite, a cerâmica e o porcelanato, opções mais utilizadas pelo mercado.
Uma das principais vantagens do piso de granito é a resistência. Em comparação com a pedra, os outros materiais tradicionalmente usados apresentam um desempenho menor neste quesito, principalmente por conta do desgaste diário relacionado ao fluxo de pessoas, circulação de mercadorias e de carrinhos.
O que também facilita a substituição é o fato de que o Brasil está em quarto lugar entre os maiores produtores mundiais de pedras naturais, segundo a Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas). Em consequência disso, o material se torna cada vez mais acessível no mercado nacional.
Este tipo de piso dificulta a aparição de manchas, impede o acúmulo de sujeira e é capaz de suportar o tráfego intenso de pessoas e equipamentos sem perder a integridade. Além disso, a beleza do material em relação aos revestimentos mais comuns dá mais destaque à beleza da própria loja, estimulando a permanência no estabelecimento e, consequentemente, as vendas.