No momento de escolher um piso para um ambiente ou para todo um projeto, há alguns pontos que devem ser levados em consideração, entre eles o conforto, a temperatura, a localização (cômodos, ambientes externos e internos), o material e a coloração de cada piso.
Entretanto, há um fator que geralmente fica implícito na hora da compra, mas que, se esquecido, pode causar arrependimento pouco tempo depois: como o piso se relaciona com a sujeira.
Apesar de ser uma opção mais cara que porcelanato, o piso de granito é a melhor escolha dentre os pisos que sujam pouco.
Lindos e resistentes, e por serem pedras heterogêneas com diversas manchas naturais de outras cores, ajudam a disfarçar a maioria dos tipos de sujeira.
Por exemplo, em áreas residenciais ou comerciais, o uso do granito branco viena, branco dallas, branco marfim, cinza corumba ou verde Ubatuba, ajuda a disfarçar os farelos e a água respingada de uso cotidiano do local.
Além disso, a instalação desses pisos forma junta seca, com o rejunte fino. Assim, não há acúmulo de sujeira e os rejuntes claros não ficarão encardidos.